FANDOM

Humanidade é a medida de quão perto um vampiro se apega à moralidade e aos valores da vida mortal, e consequentemente, o quanto esse vampiro é capaz de resistir aos impulsos da Besta.

Visão GeralEdit

A característica "Humanidade" é parte integrante do tema fundamental de Vampiro: A Máscara. Trata-se do código moral que permite aos vampiros manterem sua sensibilidade mortal face à sua transformação em monstros parasitas. Em essência, é o que não permite que um vampiro se torne um animal irracional, escravizado por sua sede de sangue.

Entretanto, o fato de um vampiro seguir a Trilha da Humanidade não significa que ele seja um santo amigável e agradável. Os vampiros são predadores por natureza e a Humanidade só os presenteia com a sensação de que eles não o são. Ela é uma farsa interior que protege os vampiros deles mesmos, assim como a Máscara protege os vampiros dos mortais do mundo exterior.

Infelizmente, a própria natureza da existência vampírica é um anátema à Humanidade. Conforme os séculos vão passando, a Besta vai tomando conta e os Cainitas se tornam cada vez menos preocupados com o bem estar do "rebanho" mortal (afinal, todos eles vão morrer mesmo). Sendo assim, os personagens provavelmente perderão Humanidade durante o curso do jogo.

A Humanidade, ao contrário da maioria das outras características, é medida numa escala de l a 10, pois é mais complexa do que a quantificação de l a 5 nos permite analisar. Quando um personagem do jogador chega à Humanidade zero, esse jogador perde o personagem, uma vez que a criatura torna-se algo que atua meramente por instinto, sem nenhuma orientação moral. Vampiros que se tornam monstruosos dessa forma são caçados impiedosamente por sua própria espécie, uma vez que representam um perigo enorme a todos ao seu redor.

Os mortais normalmente também seguem a Trilha da Humanidade, apesar de o fazerem de forma inconsciente: eles não sabem que podem ser algo mais. Por isso, esse sistema mecânico de moralidade raramente é aplicado a eles. Certamente, alguns mortais — sequestradores, assassinos e outros — têm baixos níveis de Humanidade, mas ao contrário dos vampiros, eles não têm nenhuma Besta corroendo seu interior. É possível que vampiros com altos níveis de Humanidade sejam inclusive mais humanos do que muitos mortais!

Pontuação de HumanidadeEdit

A pontuação de Humanidade de um vampiro reflete o quanto da natureza mortal do indivíduo permanece apesar da maldição de Caim. Isso influencia o quão bem um personagem pode negar seu estado vampírico, assim como a dificuldade que ele encontraria para se fazer passar por um mortal.

Pontuação de Humanidade Patamares morais
10 Santo
9 Compassivo
8 Atencioso
7 Normal
6 Reservado
5 Distante
4 Insensível
3 Frio
2 Bestial
1 Horroroso
0 Monstruoso

Hierarquia de PecadosEdit

Pontuação de Humanidade Orientação Moral
10 Pensamentos egoístas
9 Pequenos atos de egoísmo
8 Ferimento infligido a outros (acidental ou não)
7 Furto e Roubo
6 Violação acidental (beber de um mortal até matá-lo por estar faminto)
5 Dano intencional à propriedade
4 Violação devido a descontrole emocional (assassinato, matar uma fonte durante um frenesi)
3 Violação premeditada (assassinato deliberado, deliciar-se em deixar a vítima exangue)
2 Violação negligente (matar sem pensar, alimentar-se além da saciedade)
1 Os atos mais hediondos
0 Nenhuma orientação moral. Dormir, se alimentar e matar.

Humanidade e TorporEdit

Vampiros que entram em Torpor por conta de ferimentos precisam descansar por um período de tempo que está relacionado à sua pontuação de Humanidade ou Trilha da Sabedoria conforme o seguinte quadro:

Pontuação de Humanidade Duração do Torpor
10 Um dia
9 Três dias
8 Uma semana
7 Duas semanas
6 Um mês
5 Um ano
4 Uma década
3 Cinco décadas
2 Um século
1 Cinco séculos
0 Um milênio

Após este período de descanso, o jogador deve gastar um ponto de sangue para tentar despertar. Caso o vampiro não tenha mais qualquer sangue em seu corpo, ele não será capaz de erguer-se novamente até que seja alimentado.

ReferênciasEdit

  • Vampiro: A Máscara - Livro Básico Revisado, p. 134

Ad blocker interference detected!