FANDOM


Jaroslav Ossolinski, ou simplesmente Jaros, é um jovem neófito do clã Salubri.

BiografiaEdit

Jaroslav nasceu nas cozinhas do forte de Krystopor, construído em uma colina estratégica nas margens do Rio Vistula. Saiu do ventre de sua mãe para ser herdeiro de uma linhagem nobre de Slazchta que era responsável pela manutenção dos territórios que compreendem não só Krystopor, como a modesta aldeia de Ossolinski que cresceu em torno da fortificação alguns séculos atrás. Como frequentemente ocorria na época, a mãe de Jaroslav faleceu em virtude de complicações com o parto da criança, e por alguns minutos as parteiras acrediram que o próprio infante havia deixado de viver. Teimoso, o herdeiro decidiu abandonar o caminho da mãe e retornar a vida, sobrevivendo milagrosamente os primeiros meses sendo alimentado apenas com leite de cabra. O rebento, é claro, cresceu sob comentários acusadores do pai, que ressentia amargamente a morte da esposa.

Correndo pelos corredores de Krystopor, o jovem moleque conheceu desde cedo o enorme poder da religião ao ser bem sucedido em evitar a cólera do pai buscando santuário no interior da pequena capela que havia no forte - pois aparentemente até mesmo o velho bastardo temia incorrer na ira do Senhor. Muito embora Jaros nunca tenha sido capaz de internalizar a fé necessária para conciliar a pregação de um deus amoroso com as agruras da vida mundana, ele encontrava sabedoria na relação simbólica entre os versos bíblicos recitados por seu tutor Wacsin, e sua experiência particular - tendo em vista que o próprio pai emulava o deus do Velho Testamento.

O fato do garoto possuir uma constituição física frágil em virtude de seu nascimento prematuro não ajudou em nada a melhorar a opinião que o pai tinha sobre ele. Jaros, entretanto, contava com capacidades mentais e sensoriais muito acima da média. Com pouca idade surpreendeu seu tutor ao memorizar uma enormidade de versos bíblicos. As proezas mentais do jovem eram de tal monta, que os mais supersticiosos da aldeia afirmavam que ele podia enxergar o lado oculto das coisas - uma primitiva alusão à dualidade luz/sombras, bem/mal, tão presente na cultura eslávica: "esse menino espiou o outro lado antes de entrar neste mundo", diziam. E mesmo o pai que, previsivelmente, sentia vergonha pela debilidade do filho, aprendeu a não ignorar seus pressentimentos e não duvidar de seus avisos.

Talvez devido ao ressentimento, ou talvez devido ao receio daquilo que a criança poderia enxergar dentro de sua alma, o cavaleiro de Ossolinski fez questão de livrar-se de seu filho o mais rápido possível. Assim que percebeu a debilidade física do herdeiro, o cavaleiro oficializou um de seus bastardos - um menino mais velho chamado Minka que, por algum tempo, foi tutorado junto com Jaros nos métodos de administração de um feudo. A relação entre os dois meio-irmãos foi separada alguns anos mais tarde, pois o velho lorde decidiu acompanhar seu filho à Kislansky com intuito de torná-lo em um escudeiro que seria "moldado para governar homens". A escuderia de Kislansky era um lugar brutal, e o pai esperava que o filho voltasse humilhado após alguns meses dando-lhe uma desculpa para deserda-lo e promover Minka em seu lugar, porém isso nunca aconteceu e ambos não se encontrariam novamente na década que se seguiu, mesmo residindo a poucos dias de cavalgada um do outro. Por mais que a vida como escudeiro fosse difícil, Jaros não se importava desde que pudesse estar longe das imprecações do pai. 

As péssimas habilidades sociais de Jaros combinadas com sua percepção assombrosa deixavam a maioria das pessoas desconfortáveis ao seu redor, por isso sempre foi mera questão de tempo até que sua fraqueza física lhe tornasse um alvo, bastaria um pretexto para que a antipatia se tornasse manifesta. Os bons tempos de sossego acabaram quando Jaros envergonhou seus veteranos durante uma revista do general Kerak - confundindo o general com uma mulher. O erro naquela flexão de gênero lhe custaria caro, pois passou a ser alvo prioritário para toda espécie de bullying que os outros rapazes pudessem inventar. Como não é tão raro de acontecer, especialmente em ambientes onde garotos são abandonados à própria sorte para lidar com o medo e a insegurança dentro deles mesmo, seu bullying tornou-se sadismo e foi ganhando contornos perigosos.

Irresignado com o cruel tratamento que recebia de seus pares, o rapaz passou a analisar como poderia se livrar dessa situação sem falhar com suas obrigações. Concluiu que não poderia reverter a ausência de vigor físico que Deus havia lhe concedido, mas poderia se dedicar ao estudo das armas brancas de modo que, com muito esforço e dedicação, pudesse superar seus débeis atributos físicos para tornar-se um promissor esgrimista. Com determinação e tempo, sua crescente habilidade foi gradualmente desencorajando a maioria dos valentões. Haviam aqueles, porém, que não admitiam que o outrora patético recruta estivesse ganhando o silencioso reconhecimento dos demais.. e é nesse momento que a situação se tornou verdadeiramente perigosa.

Ficha de PersonagemEdit

Jaros Ossolinski, o oráculo portador da espada
Clã: Salubri
Senhor: Kerak
Natureza: Autocrata
Comportamento: Defensor
Geração: 7ª
Abraço: Desconhecido
Idade Aparente: início dos 30
Físico: Força 2, Destreza 3, Vigor 2
Social: Carisma 2, Manipulação 3, Aparência 3
Mental: Percepção 4, Inteligência 3, Raciocínio 3
Talentos: Prontidão 2, Esportes 2, Precognição 4, Empatia 3, Intimidação 1, Liderança 2, Lábia 1
Perícias: Etiqueta 1, Armas Brancas 4, Cavalgar 3, Furtividade 2
Conhecimentos: Instrução 1, Investigação 1, Política 2, Senescalia 1
Disciplinas: Auspícios 5, Valeren 1
Antecedentes: Geração 5, Recursos 2, Rebanho 1, Lacaios 1, Contatos 1
Virtudes: Consciência 3, Autocontrole 3, Coragem 4
Moralidade: Humanidade 6
Força de Vontade: 8

ReferênciasEdit

(...)

Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.