FANDOM

O CASTELO KRZYZTOPÓR

No topo do promontório de perdra se ergue Kryztopor, o lar ancestral da família Ossolinski.

Mesmo que pesquisa extensiva tenha sido realizada através dos anos, historiadores têm sido incapazes de explicar completamente todos os aspectos do design deste complexo. Nenhum documento foi preservado que permita a determinação da data ou do início da construção do castelo ou de sua conclusão. O nome do arquiteto também é desconhecido. De acordo com as histórias infames, Krzysztof Ossoliński era apaixonado por magia negra, e argumentam que simetria original do castelo torna isso evidente, mesmo em seu estado arruinado. Entretanto, os significados ocultos que podem ter sido incorporados em virtualmente qualquer parte do castelo, não são nada óbvios.

O próprio nome do complexo é um mistério. Krzysztof Ossoliński oficialmente nomeou Krzysztofory, que é derivada da palavra latina Christophoros. Mais tarde, o nome mudou para Krzyżtopór, que é uma composição de duas palavras polonesas - krzyż ("cruz", um símbolo da fé católica e das políticas pró-igreja católica do primeiro governante Ossoliński) e Topor ("machado", que representa a inclinação belicosa da família). Ambos os símbolos podem ser vistos no portão do castelo. Além disso, acima da porta, há a data de “631”, mas ao que esta data ainda não foi firmemente estabelecido.

O tamanho total do complexo é de 1,3 hectares; o comprimento das paredes no perímetro é de 700 metros, a área total de todos os quartos interiores é de cerca de 70.000 metros quadrados. Alegadamente, o castelo já teve 365 janelas (tantos quantos os dias do ano), 52 quartos (quantos semanas do ano) e 12 salões de festas (como os meses do ano), mas até hoje nunca conheci ninguém que tivesse feito uma contagem para ter certeza. Para se tornar mais fácil de ser defendido, o castelo foi erguido sobre uma colina rochosa, tornando impossível para o inimigo organizar um ataque subterrâneo.

Fica localizado em local estratégico no topo de uma colina de pedra que ao Leste confere ampla visão do porto e das águas límpidas do Vistula até sua margem oposta e além. Desta posição também se pode vigiar os campos ao Sul e seus eventuais bosques e capões de mato, bem como manter um olho na cidade que fica a seus pés. Além do mais está perfeitamente estabelecido para monitorar a movimentação na Via Caelia e da rota que dá acesso à Abadia.

Krzyżtopór foi equipado com amenidades que eram raramente vistas naqueles tempos, tais como ventilação e sistema de aquecimento. Os aldeões até mesmo espalham boatos que o teto em uma das salas de jantar continham um aquário contendo peixes exóticos. Além disso, é dito que existem passagens secretas desconhecidas até mesmo pelos atuais mestres do castelo.

Ad blocker interference detected!