FANDOM

Torpor é um termo usado para descrever o estado de sono profundo em que os vampiros entram por um prolongado período de tempo, seja por conta própria ou em virtude de ferimentos sofridos.

Visão GeralEdit

Vampiros não morrem com facilidade. Não obstante, quando seus ferimentos se tornam graves demais, eles caem num sono profundo, conhecido como torpor. Um indivíduo também pode cair voluntariamente em torpor e muitos Cainitas antigos entram neste estado quando estão entendiados ou desiludidos com determinado período de tempo. Os mais sábios entre eles o fazem em um lugar protegido, para evitar o risco de frenesi ou sua própria destruição enquanto estão indefesos.

Quando um vampiro é ferido além do estado de incapacitado ou quando perde todos o sangue em seu sistema, ele cai em torpor (embora no caso de perder todos seus níveis de vitalidade através de ferimentos agravados, o resultado seja a Morte Final). O personagem fica absolutamente imóvel e inconsciente, embora cainitas mais poderosos (como Matusaléns ou Antediluvianos), ainda sejam capazes de usar suas Disciplinas quando neste estado. Além disso, depois que fica entorpecido, o indivíduo geralmente perde um nível em algum Atributo Físico.

Os vampiros com nível de Caminho de lO acordam do sono profundo em cerca de um dia, enquanto aqueles que não estejam tão avançados em seus Caminhos dormem de algumas semanas a alguns meses. Algumas vezes, o sangue de um Antigo pode servir para acordar prematuramente um vampiro em estado de torpor. Enquanto estiver entorpecido, um vampiro costuma usar Pontos de Sangue à razão de um ponto por dia, mas depois que o sangue tiver acabado, nenhum Nível de Vitalidade é perdido.

Quando entram em torpor por conta de ferimentos, vampiros precisam descansar por um período de tempo que está relacionado à sua pontuação de Humanidade ou Trilha da Sabedoria conforme o seguinte quadro:

Pontuação de Humanidade/Trilha Duração do Torpor
10 Um dia
9 Três dias
8 Uma semana
7 Duas semanas
6 Um mês
5 Um ano
4 Uma década
3 Cinco décadas
2 Um século
1 Cinco séculos
0 Um milênio

Após este período de descanso, o jogador deve gastar um ponto de sangue para tentar despertar. Caso o vampiro não tenha mais qualquer sangue em seu corpo, ele não será capaz de erguer-se novamente até que seja alimentado.

ReferênciaEdit

  • Vampiro: A Idade das Trevas - Módulo Básico, p. 201

Ad blocker interference detected!